sexta-feira, 14 de junho de 2013

Então a culpa é do sistema?


Então a culpa é do Sistema? Se nós fôssemos bonecos de mamulengo, fantoches num mundo de sombras, ou robôs teleguiados por controle remoto, eu até diria que a culpa é dele, sim...

Mas acontece que nós temos razão, livre-arbítrio e isto nos dá responsabilidade. Ou seja: podemos ser cobrados moralmente por nossas escolhas, atitudes e decisões.

Não estou negando o poder das circunstâncias, apenas afirmo que elas tão somente atenuam (e nunca absolvem) porque apenas influenciam (e nunca determinam) o comportamento dos indivíduos.

Eu prefiro atribuir responsabilidade moral a quem toma as decisões, mais ou menos influenciadas pelas circunstâncias, do que atribuí-la a coisas abstratas.

Sim, o Sistema é forte, mas ele foi criado pelos humanos. É alimentado pelos humanos. Já parou pra pensar que aqueles que se deixam influenciar pelo Sistema não são vítimas dele, mas cúmplices?

Não adianta lutar contra o Sistema sem trabalhar as pessoas. Ele é falho porque foi construído por seres imperfeitos.

Se colhermos todos os maus frutos de uma árvore má, ela se tornará boa? Se colhermos todos os bons frutos de uma árvore boa, ela se tornará má?

Creio que não! Se a árvore é má e retiramos seus frutos, ela dará novos frutos maus porque continuará má. Se a árvore é boa e retiramos seus frutos, ela dará novos frutos bons, porque continuará boa. Mas se conseguirmos mudar a árvore, mudaremos os frutos...

Se conseguirmos transformar as pessoas, então poderemos mudar o Sistema!
5 Thiago de Góes: Então a culpa é do sistema? Então a culpa é do Sistema? Se nós fôssemos bonecos de mamulengo, fantoches num mundo de sombras, ou robôs teleguiados por controle rem...

Nenhum comentário :

Postar um comentário