quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sobre pedras e caminhos...

Esperança
No decorrer de nossa vida, crescemos e nos deparamos com inúmeros obstáculos. Acreditamos que muitas destas pedras no meio do caminho surgiram de repente. Que chegaram sem convite e sem aviso, como intrusas malditas.

E nós, que fizemos tantos planos e traçamos mil estratégias para não dar vez aos imprevistos, para eliminar todas as surpresas, então nos sentimos inseguros no turbilhão de coisas que nos podem passar.

Intrusas malditas? É assim que tratamos as pedras com as quais poderíamos construir nosso castelo de sonhos? É assim que tratamos os aparentes reveses da vida? Que chegaram até nós porque os deixamos entrar, mesmo que não nos recordemos?

Abdiquemos pois de tanta revolta, este sentimento inútil que nos atrasa na caminhada. Sigamos com fé no futuro, abrindo os olhos para a imensidão das causas e dos seus efeitos. Que tenhamos sempre esta visão ampla da vida, que está muito além das pedras no meio do caminho.

Merecemos, ainda que não saibamos, todas as provas que se nos apresentam. Mas elas não vieram para nos condenar. Ao contrário, vieram para nos ensinar a superá-las. E temos as ferramentas para lograr êxito neste objetivo.

Se as pedras são leves, temos forças para retirá-las do caminho ou para usá-las a nosso favor. Se não podemos com seu peso, podemos pedir ajuda aos amigos. Se elas são grandes rochas imovíveis, podemos contorná-la.

De qualquer forma, de nada adiantará revoltar-se. Ao invés disso, concentremo-nos no seu real significado e sigamos com fé no Deus infinitamente bom e justo, que, se nos deu o frio, também nos deu o cobertor.

Assim como nos diz a oração afixada no coração dos humildes, que nós tenhamos coragem para mudar as coisas que podem ser mudadas. Que sejamos serenos para aceitar as coisas que não podem ser modificadas. E que, por fim, tenhamos a sabedoria necessária para distinguir umas das outras.
5 Thiago de Góes: Sobre pedras e caminhos... No decorrer de nossa vida, crescemos e nos deparamos com inúmeros obstáculos. Acreditamos que muitas destas pedras no meio do caminho sur...

7 comentários :

  1. Belas palavras, Thiago. Difícil exercício esse, mas acredito realmente que é uma maneira muito mais construtiva de ver a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Max. É um exercício difícil mesmo. Muito difícil!

      Excluir
  2. Thiago, excelente reflexão e aprendizado. Acredito sim, que todas as coisas são para nosso bem; podem ser desconfortáveis, dolorosas, mas nunca para nosso mal. Adorei tudo, e destaco: "De qualquer forma, de nada adiantará revoltar-se. Ao invés disso, concentremo-nos no seu real significado e sigamos com fé no Deus infinitamente bom e justo, que, se nos deu o frio, também nos deu o cobertor."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É verdade, tudo vem para nosso bem. Muita paz para você! :)

      Excluir
  3. Impressionante como Deus se mostra presente nas nossas vidas, nos mostrando exatamente o que insistimos em esquecer. Basta que estejamos atentos e de corações abertos, ele sempre arranja uma forma de nos confortar e nos ensinar, seja por um exemplo, uma música ou o belo texto de um amigo. Muito obrigada, Thiago! Suas palavras foram gotas de luz no meu dia. :D

    Ass: Isabele Pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico muito feliz ao saber que minhas palavras foram gosta de luz para você. Desejo tudo de bom e muita paz!

      Excluir
  4. Muito bom Thiago,

    Agradeço pelo texto tão nobre e reflexivo.

    Estou passando por um momento de minha vida em que me encontro com dificuldades em remover uma pedra bastante pesada de meu caminho, e seu texto foi recebido exatamente no momento mais oportuno, tenho muita fé em Deus que tudo se resolverá, e tenho a certeza que ele está sempre junto a mim, e me envia pequenos sinais disso, toda vez que o desanimo se aproxima de meu espírito, como sua mensagem que muito me emocionou e estimulou minha reflexão.

    Forte abraço,

    Marcus

    ResponderExcluir