quarta-feira, 15 de junho de 2016

É gente humilde, que vontade de sorrir!

Não sei por qual motivo nem desde quando a palavra humildade passou a ser usada como sinônimo de pobreza. Talvez, num passado patriarcal, os pobres foram obrigados a assumir uma postura de obediência, submissão e servilismo, parecendo mais humildes.  

De qualquer forma, rechaço o significado que aproxima pobreza de humildade, por entender que esta é uma virtude moral que independe da condição social. Ou seja: nem todo pobre é humilde, assim como nem todo rico é soberbo...

Chamar pobres de humildes me soa materialismo romântico, se é que podemos falar nesses termos. O caráter que se tem na cabeça nada tem a ver com o peso da prata que se tem no bolso.

Por isso, a Humilde Residência da canção de Michel Teló pode até ser uma daquelas “casas simples com cadeiras na calçada”, poeticamente descritas por Chico Buarque. Seja o que estiver escrito em cima de sua fachada, que não a chamem de humilde por ser pobre, mas por ser o lar de gente que jamais deseja parecer mais do que é.

Não sei, mas tenho pra mim que as “flores tristes e baldias” cantadas por Chico são muito mais felizes do que muitas plantas ornamentais que encostam sua alegria em luxuosas varandas que vemos por aí.

Não chore ainda não, meu caro amigo! Sua gente humilde, se humilde for, pode estar bem melhor do que nós...

5 Thiago de Góes: É gente humilde, que vontade de sorrir! Não sei por qual motivo nem desde quando a palavra humildade passou a ser usada como sinônimo de pobreza. Talvez, num passado patriarcal, os...

Nenhum comentário :

Postar um comentário