terça-feira, 9 de abril de 2019

Pesquisadores descobrem possível filiação do cangaceiro Moderno, do bando de Lampião

Considerada uma lacuna nos estudos do cangaço, a filiação do Cangaceiro Moderno, do bando de Lampião, pode ter sido descoberta por um grupo de pesquisadores autônomos. Há poucos dias, eles encontraram o documento que atesta o nascimento de Virgínio Fortunato da Silva Neto, que está disponível no Cartório de Florânia.

De acordo com o documento, Virgínio nasceu em 16 de janeiro de 1902, no então município Vila das Flores, atualmente Florânia, sendo filho de José Venâncio da Silva e de Júlia Amélia de Vasconcelos.

Alguns historiadores chegaram a levantar a hipótese de que Moderno seria natural de Alexandria e teria nascido um ano depois em 1903, embora admitissem que não havia provas do fato.

Moderno foi cunhado de Lampião e era o castrador oficial do grupo. Foi morto em 1933.

O achado deve-se a uma pesquisa coletiva empreendida pelos pesquisadores Júnior Galdino, Thiago de Góes, Erothildes Medeiros, José Vanderli e Josimar de Medeiros. Contou com a colaboração do dono do cartório, José Eduardo.
5 Thiago de Góes: Pesquisadores descobrem possível filiação do cangaceiro Moderno, do bando de Lampião Considerada uma lacuna nos estudos do cangaço, a filiação do Cangaceiro Moderno, do bando de Lampião, pode ter sido descoberta por um grupo ...

Nenhum comentário :

Postar um comentário