segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

#SomosTodosCavaleirosPresosNaArmadura

Qual a menor prisão do mundo? Para Sam, era sua própria armadura! O personagem medieval idealizado pelo escritor Robert Fisher representa "a luta entre o ego e o selfie", nas palavras do orador espírita, Divaldo Franco. Ele analisa "O Cavaleiro preso na armadura" à luz dos conceitos da psicologia junguiana, como a sombra, o ego, os arquétipos e o "si mesmo" (selfie), considerado como o Espírito imortal.
"O ego é a máscara. Não se pode arrancá-la à força. É um trabalho delicado. O primeiro passo é a humildade", disse Divaldo Franco, no seminário A Conquista de Si Mesmo, realizado em Fortaleza, no dia 27 de dezembro de 2015.
Nesta jornada do ego ao selfie, Sam percorre o caminho da verdade e passa pelos castelos do Silêncio, do Conhecimento, e da Vontade e da Ousadia. Inquirido por sua esposa Juliet, ele se dera conta que não mais conseguia livrar-se da armadura que tanto prezava. Em busca do Rei, encontra o bobo da corte, Bolsalegre, que lhe recomenda falar com Merlin. Este lhe encaminha aos três castelos, na companhia do Esquilo e de Rebeca, a pomba que levara um bilhete ao filho Cristopher.
O bilhete voltara em branco pois o filho não conhecia Sam, apenas o Cavaleiro. Sam chora. As lágrimas enferrujam a viseira e ela cai. Após este primeiro passo, Sam começa sua  viagem para dentro de si mesmo, que exige Silêncio. No castelo da Verdade, depara-se com o espelho que lhe mostra o que realmente é, e não o que aparenta, e então se dá conta que precisava mais da esposa do que a amara.   
Após vencer o dragão do medo e da dúvida, Sam supera o castelo da Vontade, volta para casa, onde é bem recebido por mulher e filho, e finalmente vê que já está livre da armadura.
Eu fico apenas pensando quais seriam as armaduras da atualidade, metáforas de nossas prisões, tudo aquilo que nos separa de quem nos ama. O poder? O dinheiro? As crenças? que objetos modernos poderiam representar essas prisões tão bem quanto a armadura? O celular? A televisão? O videogame? O próprio corpo? 
Seja ele qual for "retiremos a armadura do ego que nos asfixia, em busca do selfie que nos liberta" (Divaldo Franco).
5 Thiago de Góes: #SomosTodosCavaleirosPresosNaArmadura Qual a menor prisão do mundo? Para Sam, era sua própria armadura! O personagem medieval idealizado pelo escritor Robert Fisher representa &...

Nenhum comentário :

Postar um comentário